10 anos de “Teenage Dream”, o clássico álbum de Katy Perry!

0
20

No dia 24 de agosto de 2010 a cantora Katy Perry lançava o seu terceiro disco de estúdio, intitulado “Teenage Dream”. Em poucos meses, o álbum se tornaria o maior lançamento da estrela californiana e também um clássico da música pop no século XXI.

Katy não apenas colecionou hits como quebrou recordes e alguns deles, até então, pareciam intocáveis. O Vagalume celebra essa data especial mostrando a importância desse disco para a cultura pop, suas músicas, impacto nas paradas, recordes, entre outros detalhes.

Veja abaixo:

OS SINGLES

A divulgação de “Teenage Dream” começou com o carro chefe, “California Gurls (feat. Snoop Dogg)”. No dia 7 de maio de 2010, Katy apresentava a sua nova era com uma faixa pop, que não deixava de ser autobiográfica.

Afinal de contas, Katy sempre foi uma orgulhosa “garota californiana”. A faixa tinha um super time em sua produção: Dr. Luke, Max Martin e ainda Benny Blanco.

Nas paradas mais influentes, “California Gurls” chegou ao topo. Na Billboard Hot 100, a parceria com Snoop Dogg ficou na primeira posição por seis semanas.

Mas, ainda antes do lançamento do disco, Katy divulgou a sua faixa título. “Teenage Dream” era apresentada no dia 23 de julho, um mês antes do álbum.

E a cantora então confirmava que tinha um material muito especial para os fãs. Assim como “California Gurls”, a faixa era uma parceria de Katy com a cantora e compositora Bonnie Mckee.

“Teenage Dream” descreve o amor adolescente com melodias pop dançantes. Mais uma vez, Katy subia ao topo das paradas, incluindo a parada norte americana.

OS RECORDES

Após o lançamento do álbum “Teenage Dream”, os fãs da cantora começavam a escolher as suas faixas favoritas. Assim como seus primeiros singles, o novo disco de Katy dominava as paradas pelo mundo.

Em sua primeira semana, a californiana conquistava o topo das paradas, incluindo a Billboard. Para se ter uma ideia do impacto do disco e suas músicas, “Teenage Dream” permaneceu no Top 40 dos Estados Unidos por três anos.

A longevidade do sucesso deve-se em grande parte aos seus singles. E graças a eles Katy conseguiu igualar um recorde que até então parecia inalcançável e obtido apenas pelo Rei do Pop.

Em 1987, Michael Jackson lançou um de seus clássicos, o álbum “Bad”. Na ocasião, ele teve cinco músicas do disco no topo da Hot 100.

Pouco mais de duas décadas depois, quando lançou o quinto single de “Teenade Dream”, Katy Perry conseguiria o que então parecia improvável: igualar a incrível marca de “Bad”.

“Last Friday Night (T.G.I.F.)” era lançada em junho de 2011 e não apenas conseguiria o primeiro lugar na parada de singles dos Estados Unidos, como se tornaria uma das músicas mais tocadas daquele ano em vários países.

Os singles número 1 de “Teenage Dream”, pela ordem de lançamento, foram: “California Gurls (feat. Snoop Dogg)”, “Teenage Dream”, “Firework”, “E.T. (feat. Kanye West)” e “Last Friday Night (T.G.I.F.)”.

O QUE FALTOU CONQUISTAR?

Pode parecer um capricho, mas por muito pouco Katy não tomou apenas para si o recorde de mais músicas de um mesmo álbum no topo da Billboard, ultrapassando assim Michael Jackson. Com o sexto single, a balada “The One That Got Away”, a cantora chegou até o terceiro lugar da Hot 100, faltando pouco para conquistar o sexto single na liderança.

Porém, o mais contestado até hoje, principalmente entre os fãs da cantora, é o fato de “Teenage Dream” não ter conseguido um prêmio Grammy. E por falta de chances é que não foi.

O disco e seus singles garantiram sete indicações para o principal prêmio da indústria fonográfica, incluindo “Álbum do Ano” e “Gravação do Ano”, este pelo grande sucesso “Firework”. Porém, Katy saiu de mãos vazias e segue até hoje sem ganhar um prêmio Grammy.

O LEGADO

Como citado anteriormente, “Teenage Dream” permaneceu nas principais posições das paradas por aproximadamente três anos, quando então seria lançado o quarto disco de Katy, “Prism”.

Desta forma, o álbum garantiu que o nome de Katy seguisse em alta nas paradas, na internet, nas rádios e tornou a cantora uma das grandes vozes da música pop deste século, ao lado de Lady Gaga, Rihanna, Beyoncé, entre outras cantoras.

Essa longevidade foi também garantida com o relançamento do disco, intitulado “Teenage Dream: The Complete Confection” e com dois novos singles. “Part Of Me” (sétimo single número 1 de Katy Perry na Hot 100 da Billboard) e “Wide Awake”.

Desta forma, fica claro como essa fase foi uma das mais inspiradas na carreira de Katy, quando ela compôs e cantou algumas de suas músicas mais famosas, mas também algumas de suas faixas mais inspiradas como compositora.

Fonte: Vagalume
 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here