Nesta manhã de sexta-feira, dia 26 de abril, os dois responsáveis pelo setor de endemias do município de Pres. Médici (RO), na região Central, foram entrevistados pelo radialista Nelson Salim Salles, que é apresentador das três edições de jornalismo da emissora pertencente a Rede Plansol de Rádio.
Durante a edição do Tropical Ao Vivo, das 7h às 8h, Alcedino e Marcão, destacaram o trabalho dos Agentes de Endemias, que são funcionários federais cedidos até suas relativas aposentadorias, ao município.
O trabalho desses agentes foca na fiscalização de terrenos e quintais, a fim de combater a infestação de mosquitos e caramujos, especialmente. O trabalho feito por estes agentes, serve de parâmetro para institutos federais e até o ministério da saúde.
Ao menos três pessoas e mais um funcionário da emissora, teriam reclamado do trabalho de um dos agentes. A questão é que estas pessoas confirmaram que o funcionário, teria apenas perguntado o número da residência, não entrando e muito menos fazendo a averiguação que lhe cabe, portanto, comprometendo a realidade dos números apresentados ao Lira (Levantamento Rápido de Índices Para Aedes Aegypti).
Alcedino e Marcão falaram da normativa para os trabalhos da endemias, sobre o que é o Lira, quais as providencias seriam tomadas a partir de tão grave denúncia apresentada e quais as maiores dificuldades encontradas pelo setor atualmente.
Clique no vídeo a assista a reportagem
Fonte: Correio de Rondônia