Alcione celebra a cidade de Maria Bethânia no álbum ‘Tijolo por tijolo’

0
11
 

♪ Interiorana cidade baiana em que nasceram Caetano Veloso e Maria Bethânia, Santo Amaro da Purificação (BA) é celebrada pela maranhense Alcione no 32º álbum de estúdio da cantora, Tijolo por tijolo, programado para ser lançado na próxima sexta-feira, 29 de maio, pela gravadora Biscoito Fino, com capa que expõe a artista em foto de Marcos Hermes.

Samba de roda de autoria dos compositores baianos Edil Pacheco e Walmir Lima, lançado em disco há oito anos pelo grupo mineiro Zé da Guiomar no álbum Samba feiticeiro (2012), Santo Amaro é uma flor é uma das 14 músicas gravadas por Alcione no disco produzido por Alexandre Menezes, diretor musical da Banda do Sol, com arranjos de Jorge Cardoso, Jota Moraes, Prateado, Zé Américo Bastos e do próprio Alexandre.

Alcione celebra Santo Amaro sem esquecer o Maranhão, estado natal da artista, comumente homenageado na discografia da Marrom. No álbum Tijolo por tijolo, o tributo acontece na faixa final, Lençóis, música composta por Zé Américo Bastos a partir de poema de Salgado Maranhão.

Primeiro álbum de estúdio de Alcione desde Eterna alegria (2013), disco lançado há sete anos, Tijolo por tijolo tem repertório composto por músicas majoritariamente inéditas e gravado pela cantora em 2019 na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Uma das novidades desse repertório é Lado a lado, samba da safra de Arlindo Cruz com Marcelinho Moreira e Rogê. Compositores do samba-título Tijolo por tijolo, apresentado pelos autores em vídeo disponibilizado em março de 2019 e até então inédito em disco, Serginho Meriti e Claudemir também assinam Em barco que navega malandro e O samba ainda é (este com a adesão de Ricardo Moraes).

Já Altay Veloso é o compositor de Não dá mais e de O homem de três corações, cuja letra – escrita por Paulo César Feital, parceiro de Altay no samba – homenageia o ex-jogador de futebol Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.

Feito traça (Roque Ferreira e Telma Tavares), Meu universo (Jorge Vercillo e Zeppa), Realeza (Joluis e Alvinho Santos) e Teu calor (Júlio Alves, Ramires e Carlos Júnior) também são músicas de Tijolo por tijolo, álbum antecipado pelos singles Fascínio (Toninho Geraes e Paulinho Resende) e Alto conceito (Fred Camacho e Leandro Fab).

Tijolo por tijolo é o 41º álbum da discografia de Alcione, iniciada em 1972 e impulsionada há 45 anos com o lançamento do primeiro LP da cantora, A voz do samba, em 1975.

Fonte: G1.Globo

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here