728 x 90

Bebê de São Carlos recebe novo coração em transplante com apenas 10 meses de vida

Menina tinha cardiopatia congênita e baixa expectativa de vida. Ela está internada na UTI do Hospital da Criança e Maternidade em São José do Rio Preto (SP).

Criança estava internada há três meses em São José do Rio Preto — Foto: Divulgação/ Prefeitura de São Carlos

Uma meninade 10 meses de São Carlos (SP) passou por um transplante de coração no Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de São José do Rio Preto (SP) na quarta-feira (20). Ela é o bebê mais novo transplantado pela equipe do Serviço de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica (Seccap) do HCM em 17 anos.

A criança, que tinha cardiopatia congênita e baixa expectativa de vida, está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HCM e o estado de saúde dela é estável com evolução positiva, informou o hospital.

No sétimo mês de vida, a menina apresentou problema cardíaco e desde então fazia acompanhamento na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Santa Paula, em São Carlos. Após exames e encaminhamento, ela foi internada no HCM há três meses.

A mãe da criança, Karina Silva, recebeu a notícia de um novo coração para a filha em 19 de fevereiro. O doador é da capital.

De acordo com o médico Ulisses Croti, chefe do Seccap, o sucesso desses casos está na solidariedade do doador para continuidade de muitas vidas.

Ele ressaltou que mas de 20 mil crianças por ano nascem com algum problema cardíaco no Brasil e destas nem metade recebe tratamento ou cirurgia adequada por falta de vaga e equipes qualificadas.

“Por isso, queremos ampliar nossos trabalhos, para conseguir atender ao máximo de crianças, de maneira plena. E, para isto, também temos de ressaltar a importância da doação de órgãos. A vida depende disto”, disse o médico.

Fonte: G1.Globo

Comentarios

os comentaio sao de sua problia responsabilidade *

Novidades

TOP 10 Musicas

  • banner lateral 2
  • Farmacia preço baixo