Como a panela de uma avó no Recife deu origem ao som do verão brasileiro de 2020

0
72

Uma panela é a base da receita musical que mais rende sucessos no Brasil neste verão. O DJ pernambucano JS O Mão de Ouro assina quatro músicas no top 20 de streaming atual: “Hit contagiante”, “Surtada”, “Sentadão” e “Tudo ok”. Ninguém tem mais faixas do que ele neste ranking hoje.

O brega-funk, ritmo do Recife que dobrou de audiência em 2019, tem um som “de lata”, com uma batida metalizada. JS criou suas bases batendo com uma colher de pau em uma panela de sua avó. Depois, processou esse som em um notebook antigo, usando lições de tutoriais de YouTube.

Na mão de JS, tudo vira brega-funk: panela, latido de cachorro, mensagem de WhatsApp e vozes de cantores qualquer estilo, seja sertanejo brasileiro ou pop australiano.

G1 encontrou JS em um estúdio na Zona Sul de São Paulo. O recifense se mudou para SP no final de 2019. Ele assinou contrato com uma agência paulista de funk e virou produtor requisitado do novo pop brasileiro.

A agência que o contratou, Los Pantchos, é da mesma equipe paulistana que contratou MC Loma, a primeira sensação nacional do brega-funk, em 2017.

A habilidade de achar músicos em ascensão, em especial em Pernambuco, faz empresa crescer. A casa em que JS trabalha é toda nova, com dois andares, várias salas e um estúdio moderno. Eles também alugaram uma casa próxima para o DJ morar, junto com outros músicos da Los Pantchos.

JS trabalha sem parar em novas faixas. A Warner Music encomendou a ele um remix do hit número 1 no mundo atualmente, “Dance monkey”, da australiana Tones and I. Ele também dá uma mão para sertanejos como Bruno & Marrone e Simone & Simaria.

Jonathan Ramos dos Santos tem 23 anos e cresceu no bairro de Jardim Paulista Baixo, em Paulista, na região metropolitana do Recife. Ele foi criado pela avó, Maria, aposentada.

A mãe era cabeleireira e morreu quando ele tinha cinco anos. O pai é pedreiro e mora na casa ao lado da avó. A família tinha o suficiente para viver, mas nada mais do que isso, conta o DJ. Ele nunca teve aulas de teoria musical.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here