Coronavírus: paciente que pode estar infectado em Porto Velho, veio em voo do Japão

Secretária de Saúde confirmou a informação nesta terça-feira. Este é o primeiro caso reconhecido pelo Ministério da Saúde.

0
96
Secretário Fernando Máximo concedeu entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (3). — Foto: Diêgo Holanda/G1

A mulher de 43 anos, que está com suspeita de infecção do coronavírus, veio em voo com pessoa infectada do Japão, confirmou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), através do chefe da pasta, médico Fernando Máximo.

A mulher viajou do Japão para São Paulo, com um paciente diagnosticado com a doença. Ela – a mulher de Rondônia – não apresentou os sintomas da doença, nesta terça-feira. A confirmação é de Sid Orleans, do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cevis).

A paciente buscou atendimento numa Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na capital e foi aconselhada a ficar em sua casa. Segundo Fernando Máximo, este é um procedimento usado para evitar a proliferação. “É chamado de isolamento domiciliar, quando a pessoas fica em casa sem sair e sem receber visitas”, disse.

Fernando Máximo também disse que foi coletado material para exame e que o resultado deve sair até no máximo, no próximo sábado, dia 07 de fevereiro. “Até a próxima quarta-feira, dia 04 de fevereiro, vamos divulgar os resultados de exames feitos, que esperamos apontarem influenza, H1N1 e adenoviris. Se assim for, poderemos descartar o coronavírus”, encerrou.

O secretário também disse que neste momento a mulher será tratada em casa. Máximo disse que se os sintomas forem mais graves, será removida, mas que tudo será coordenado pelo Ministério da Saúde.

Sintomas do coronavírus

Febre, dor no corpo, dor de cabeça, dor de garganta e tosse que também são comuns em viroses. Para ser considerado caso suspeito, o paciente precisa estar com sintomas e ter viajado nos últimos dias para países com casos ou contato com paciente confirmado ou suspeito.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here