728 x 90

Encontro reúne mulheres da segurança pública de Rondônia

Mulheres de várias forças que compõem a segurança pública de Rondônia participam de um encontro nesta sexta-feira (22) em Porto Velho. O objetivo do evento é debater os desafios que as profissionais enfrentam nas áreas de atuação.

Foram convidadas policiais militares, bombeiras militares, policiais civis e agentes penitenciárias. O encontro acontece na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT).

Entre as atividades da programação do evento estão palestras sobre misoginia, desafios da mulher nas funções policiais, saúde da mulher militar e discriminação no ambiente de trabalho. Pioneiras das corporações também foram homenageadas.

A sargento Patrícia Martinez, do Corpo de Bombeiros, integra a organização do evento representando a corporação. Ela lembra que a vida das agentes vai muito além do ambiente de trabalho. “A mulher na segurança pública não é só a policial ou a bombeira. Ela tem ‘n’ outras atividades e aqui a gente faz essas discussões e interações com as demais forças”, disse.

A cabo PM Cecília Bezerra, uma das participantes, lembra das barreiras vencidas pelas mulheres no militarismo, como a necessidade de pedir permissão ao comando para namorar.

“A gente trata aqui da força da mulher na segurança pública. A gente tem três jornadas em casa, trabalho, e família. A mulher é especial porque ela consegue ser as duas coisas. Firme na hora que tem que ser firme e sensível quando precisa ser sensível”, explica.

A delegada de Polícia Civil e diretora do Departamento de Polícia Metropolitana, Rosilei de Lima, também vê avanços na forma como a mulher é vista dentro da segurança pública.

“A gente acaba no dia-a-dia não tendo como se posicionar, discutir e ouvir uma outra voz. O importante do seminário é que aqui a gente debate vários assuntos, se aproxima, compreende melhor o que a colega policial militar passa no trabalho dela. Nós estamos aqui para nos fortalecer, para nos dar apoio, nos empoderar e transmitir conhecimento”, comenta.

Fonte: G1.Globo

Comentarios

os comentaio sao de sua problia responsabilidade *

Novidades

TOP 10 Musicas

  • banner lateral 2