728 x 90

Fotos comparam locais de Porto Velho atingidos por intensa fumaça

Fotos mostram intensa fumaça sobre Porto Velho; imagens foram postadas nas redes sociais.

Com a intensa fumaça ‘pairando’ sobre Porto Velho, internautas começaram a compartilhar imagens nesta sexta-feira (16) para mostrar o antes e depois dos principais pontos turísticos da capital.

Uma das fotos é da ponte do rio Madeira, tirada ainda no período das chuvas. Na nova imagem, feita nesta semana, não é possível ver mais a ponte através da área urbana, devido à quantidade de fumaça.

Outra foto compartilhada pelos usuários foi feita há meses do alto do Complexo da Estrada de Ferro Madeira, com vista do rio Madeira sentido Hidrelétrica Santo Antônio. Abaixo, a nova imagem revela que a fumaça impede os turistas de ver até mesmo o rio madeira.

A fumaça sobre a capital está ainda mais intensa nesta sexta-feira. Durante a manhã, motoristas precisaram redobrar a atenção com a visibilidade no trânsito.

De onde vem a fumaça?

Segundo o Sistema de Proteção da Amazônia, a fumaça concentrada sobre Porto Velho, há vários dias, é resultado de queimadas realizadas em municípios vizinhos. Em Nova União, por exemplo, há 20 dias o fogo destrói uma área de reserva.

Há incêndios ocorrendo também na reserva de Guajará-Mirim desde o fim de semana.

Ainda segundo o Sipam, a fumaça só deve sumir de Porto Velho quando ocorrer uma pancada de chuva, o que não deve ocorrer esta semana. O ar também segue baixo na capital: 15% de umidade, em média.

Alerta com a saúde

Ao G1, a pneumatologista Ana Carolina Cruz, diz que o casos de doenças respiratórias podem aumentar com a fumaça e ela dá dicas para combater o tempo seco:

  1. Beba bastante água. Ela hidrata todos os órgãos, inclusive pele e mucosa
  2. Umidifique o ambiente com toalha molhada ou umidificador de ar
  3. Hidrate bem as mucosas com soro fisiológico pelo menos duas vezes ao dia
  4. Evite praticar exercícios físicos das 11h às 17h
  5. Proteja-se ao máximo do sol e evite o ressecamento das mucosas e pele

Fonte: G1.Globo

Comentarios

os comentaio sao de sua problia responsabilidade *

Novidades

TOP 10 Musicas

  • banner lateral 2
  • Farmacia preço baixo