728 x 90

Marinha autoriza navegação noturna para comboios no Rio Madeira em Porto Velho

Devido ao nível do Rio Madeira ter ultrapassado a marca dos 4 metros, a Delegacia Fluvial de Porto Velho publicou uma portaria na terça-feira (26) autorizando a navegação noturna para comboios e todas as embarcações “no trecho de Porto Velho a Calama e na passagem do Pedral dos Marmelos” (veja nota na íntegra).

O nível do Madeira que abrange Porto Velho chegou a 6,34 metros nesta quarta-feira (27), segundo a Agência Nacional de Águas (Ana). De acordo com a Marinha, a suspensão na navegação começou no dia 19 e agosto deste ano e se estendeu até a última segunda-feira (25).

A Ana registrou continuamente o Rio Madeira abaixo dos quatro metros durante o período seco. Com isso, foi preciso que os barqueiros tivessem cuidado ao trafegar, principalmente, devido o aparecimento de pedras e bancos de areia. A proibição seguia por tempo indeterminado.

Além da seca, a fumaça provocada pelas queimadas causou problemas para a navegação, já que a visibilidade permaneceu prejudicada.

Veja nota da Delegacia Fluvial sobre a autorização:

Considerando o nível fluviométrico do Rio Madeira acima dos quatro (4) metros, conforme registros nas réguas da Agência Nacional das Águas (ANA), a Capitania Fluvial de Porto Velho emitiu a Portaria nº 63, de 26 de novembro de 2019, que autoriza a navegação noturna para os Comboios, no trecho de Porto Velho a Calama e na passagem do Pedral dos Marmelos.

Fonte: G1.Globo

Comentarios

os comentaio sao de sua problia responsabilidade *

Novidades

TOP 10 Musicas

  • banner lateral 2