Marinha libera balsa que faz travessia de veículos pelo rio Jamari, em RO

0
10

Agentes fiscalizaram reparos feitos na balsa que dá acesso a Alto Paraíso. Travessia foi suspensa em 29 de fevereiro.

A Marinha liberou no início da noite desta quinta-feira (5) a balsa que faz a travessia pelo rio Jamari e dá acesso ao município de Alto Paraíso (RO). Horas antes, agentes de Inspeção Naval da Capitania Fluvial de Porto Velho (CFPV) fizeram fiscalizações.

Os trabalhos de transporte estavam suspensos desde 29 de fevereiro após apreensão administrativa por irregularidades.

A liberação foi confirmada pelo gerente da empresa Amazônia Navegações, Willam Araújo, responsável pela operação da embarcação. A Marinha informou que os problemas encontrados na balsa foram resolvidos e que, por isso, o serviço foi liberado.

“Acabamos de receber o termo de liberação para que a embarcação possa voltar a operar. Tudo que aconteceu foi com sentido de melhorar a segurança do tráfego aquaviário e agradecemos a compreensão da população e do apoio daqueles que trabalharam no sentido de viabilizar a embarcação”, disse Willam.

A interdição

Em 29 de fevereiro, a Marinha suspendeu a travessia da balsa por ter encontrado irregularidades. Quem quisesse sair ou ter acesso a Alto Paraíso precisava percorrer pelo menos 30 quilômetros de estrada sem asfalto pelo travessão B-40.

Até o fim da manhã da última quarta-feira (4), aqueles que tentavam passar pela RO-459 para chegar ao município parou no bloqueio da estrada. Toras de madeira chegaram a ser colocadas para impedir o acesso até a balsa.

De acordo com a Amazônia Navegações, o serviço de adequações na embarcação começou no dia 2 de março, mas não foi concluído naquele momento por conta do período chuvoso.

A balsa começou a ser instalada em março de 2019, mas passou a funcionar apenas em 12 de agosto daquele ano por atraso nas obras. A prefeitura de Alto Paraíso chegou a entrar na Justiça contra o Governo do Estado. O objetivo era agilizar o serviço na rodovia. A embarcação tem capacidade para suportar 450 toneladas.

Fonte: G1.Globo

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here