Moraes Moreira, grande nome da música brasileira, morre aos 72 anos

0
18

 

O cantor e compositor Moraes Moreira morreu na manhã desta segunda-feira (13) aos 72 anos. Segundo as primeiras informações, o corpo do cantor foi encontrado no apartamento onde morava na Gávea, Rio de Janeiro. Um infarto agudo no miocárdio foi a causa de sua morte segundo a assessoria.

O músico, nascido em 1947 em Ituaçu na Bahia, se tornou conhecido nacionalmente na primeira metade da década de 70 como integrante dos Novos Baianos, Na banda, ele atuava como cantor, violonista e principal compositor ao lado do poeta Luiz Galvão. Com o grupo ele lançou quatro álbuns considerados antológicos, incluindo “Acabou Chorare” de 1972 visto como um dos mais importantes discos de toda a música brasileira – na eleição feita pela edição brasileira da revista Rolling Stone ele ficou em primeiro lugar.

O álbum, o segundo lançado por eles, ficou marcado pela fusão de samba, frevo e bossa nova com o rock (que tinha presença bem maior no trabalho de estreia, “É Ferro Na Boneca” de 1970).

Moreira partiu para a carreira solo em 1975, sempre misturando ritmos tradicionais do nordeste, com a música brasileira mais tradicional e também o pop e o rock. Com essa fórmula ele emplacou sucessos como “Pombo Correio”, “Lá Vem o Brasil Descendo a Ladeira”, “Coisa Acesa”, “Sintonia” e “Por Que Parou, Parou Por Quê?” e se tornou um dos rostos mais populares da MPB.

Ouça a íntegra de “Acabou Chorare”

Fonte: Vagalume

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here