Número de feminicídios cai 12,5% em Rondônia durante 2019

0
21

O número de feminicídios caiu 12,5% no estado de Rondônia em 2019. É o que indica o Monitor da Violência, um projeto do G1, publicado nesta quinta-feira (5).

Segundo dados oficiais obtidos com a Secretaria de Segurança Pública de Rondônia (Sesdec), em 2018 foram registrados 8 casos de feminicídio. Já no ano passado esse número caiu para 7.

Um dos casos mais marcantes de feminicídio em 2019 foi o da professora Joselita Félix, em Candeias do Jamari. Em março, o ex-marido da vítima invadiu a casa dela e, de forma transtornada, começou a atacá-la com um pedaço de madeira. Joselita morreu dentro do imóvel, antes mesmo de ser socorrida. Ueliton Aparecido, acusado do crime, foi a júri e terminou sendo condenado a 35 anos e seis meses de prisão.

Enquanto na maioria dos estados a taxa de feminicídio cresceu, em Rondônia houve uma redução nos últimos dois anos, de acordo com os dados da Sesdec.

Em 2018 a taxa de feminicídio foi de 0,9 a cada 100 mil mulheres em Rondônia, enquanto que em 2019 a taxa registrada é de 0,8.

O estado de Rondônia só registra e divulga casos de feminicídio a partir de 2018, porém a lei entrou em vigor no Brasil no ano de 2015. Um mapa do Monitor da Violência mostra, ano a ano, os feminicídios de cada estado.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here