Rio Madeira sobe 8 metros em um mês em Porto Velho

0
21

O nível do Rio Madeira subiu oito metros ao longo dos últimos 30 dias em Porto Velho, segundo levantamento feito pelo G1 com base nos registros da Agência Nacional de Águas (Ana).

Em 2 de dezembro de 2019, o rio marcava 5,97 metros. Já na última segunda-feira, 6 de janeiro de 2020, o nível da água estava em 13,74 metros.

Em 2 de dezembro, o rio registrava 5,97 metros na régua de monitoramento em Porto Velho. Nove dias depois, em 11 de dezembro, o rio já marcava 8,12 metros.

Entre 12 e 13 de dezembro, segundo dados da Ana, o rio Madeira teve um pico e subiu um metro em 24 horas. A mesma ‘subida repentina’ foi registrada entre 21 e 23 de dezembro, saindo de 10,7 metros para 11,43 metros.

Em 26 de dezembro, o nível do rio entrou na marca dos 12 metros e, no último dia 3 de janeiro, ultrapassou os 13 metros.

Defesa Civil em alerta

Com o aumento do nível do rio, a Defesa Civil já está em alerta para eventuais desbarrancamentos e até retirada de famílias em áreas que possam ser alagadas nos próximos dias.

“É preocupante esse aumento de oito metros, porém estamos abaixo do nível em comparação com a mesma data no ano anterior. O plano de contingência está pronto e, caso o rio suba fora do normal, será aplicado e famílias removidas em área de risco”, diz Marcelo Santos, coordenador da Defesa Civil em Porto Velho.

A cota de alerta do Rio Madeira é de 15 metros. O nível de transbordamento do rio é 17 metros e um eventual decreto de cota de emergência acontece a partir dos 17,5 metros, quando é constatado algum dano material, civil ou ambiental.

Fonte: G1.Globo

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here