728 x 90

Scott Walker, cantor e compositor de pop experimental, morre aos 76 anos

Ele integrou a Walker Brothers, banda que fez sucesso nas décadas de 1960 e 1970. Walker gravou discos cultuados na carreira solo e produziu trilhas sonoras de filmes.

Scott Walker, cantor e compositor de pop experimental, morreu nesta segunda-feira (25), aos 76 anos, segundo a gravadora 4AD.

Scott dedicou mais de 50 anos à música, começando com a Walker Brothers, banda que foi sucesso nas décadas de 1960 e 1970. Depois, investiu na carreira solo como cantor e compositor.

Noel Scott Engel nasceu no estado americano de Ohio e cresceu na Califórnia, mas se mudou para Londres nos anos 60, cidade onde passou a viver. Por isso, também se dizia britânico.

Adotou o Walker em seu nome por causa da banda, embora ele e os outros integrantes do trio não fossem parentes.

Scott deixou uma filha, Lee, a neta, Emmi-Lee, e sua esposa, Beverly. A causa da morte não foi revelada no comunicado.

 Scott Walker, cantor e compositor britânico — Foto: Reprodução/Facebook

Scott foi de ídolo adolescente a ícone do pop rock experimental e cultuado. Era um letrista que contava longas histórias entoadas com voz marcante.

Entre os sucessos da carreira solo de Walker estão “Jackie” (1967), “Joanna” (1968) e “Lights of Cincinnati” (1969).

Homenagens

Thom Yorke, vocalista do Radiohead, usou as redes sociais para homenagear o artista e citou exatamente essa influência musical.

“Muito triste em saber da morte de Scott Walker. Ele foi uma enorme influência para mim e para o Radiohead, me mostrando como usar a voz e as palavras. Eu o encontrei uma vez em Meltdown. Fará muita falta”.

O compositor Marc Almond também citou a influência de Scott. “Ele me deu tanta inspiração que eu o usei de modelo até em meu corte de cabelo e os óculos escuros. Ele era enigmático, misterioso e, em algumas de suas últimas gravações, para mim, era enfurecedor. Um absoluto gênio musical”.

O mais recente trabalho de Scott foi a composição para a trilha do filme “Vox Lux”, em 2018. O filme é estrelado por Natalie Portman, Raffey Cassidy e Jude Law.

Fonte: G1.Globo

Comentarios

os comentaio sao de sua problia responsabilidade *

Novidades

TOP 10 Musicas

  • banner lateral 2
  • Farmacia preço baixo