SEMUSA realiza evento educativo em escola de Estrela de Rondônia; doenças com a dengue foram debatidas

0
202

Dengue, Zika e Chikungunya, doenças que são um desafio para a saúde pública foram o tema das palestras realizadas na escola Emburana no Distrito de Estrela de Rondônia. A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde do Município, através da Estratégia de Saúde da Família do Distrito, Endemias e Epidemiologia. As palestras fora ministradas pelos servidores, Wilson Romualdo da Epidemiologia, Marcos Betrão da Endemias e Milleny Bambulin da Estratégia de Saúde da Família do distrito.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, em 2019 o distrito de Estrela de Rondônia teve 60 casos suspeitos de dengue e 20 foram confirmados. Devido à confirmação da circulação do vírus no local, os alunos foram escolhidos para serem instruídos da forma de como agir diante da doença. As crianças aprenderam o que é cada doença e o que elas causam, quais os sintomas e as formas de prevenção.

O que é dengue, chinkungunya e zika?

Dengue

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

A infecção por dengue pode ser assintomática, leve ou causar doença grave, levando à morte. Normalmente, a primeira manifestação é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos também são comuns.

Chikungunya

A Febre Chikungunya é uma doença que também é transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. No Brasil, a circulação do vírus foi identificada pela primeira vez em 2014.

Os sintomas iniciam entre dois e doze dias após a picada do mosquito. Os principais sintomas são: febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer ainda dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele.

Não é possível ter Chikungunya mais de uma vez. Depois de infectada, a pessoa fica imune pelo resto da vida.

Zika

O Zika é um vírus também transmitido pelo Aedes aegypti e identificado pela primeira vez no Brasil em abril de 2015.

Os principais sintomas são: dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Outros sintomas menos frequentes são inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here