Em meio à pandemia do novo coronavírus, cuja principal recomendação das autoridades de saúde é permanecer em isolamento social, uma das alternativas mais divertidas para o público é assistir às lives com shows de música. Os artistas também encontraram, nas transmissões ao vivo, uma boa opção para seguir se apresentando, gerar renda com patrocínios e ainda promover um trabalho beneficente, arrecadando doações.
As lives de música começaram um pouco tímidas, com artistas fazendo transmissões mais informais, com o celular mesmo e, geralmente, sozinhos. A primeira live de Gusttavo Lima fez com que outros mudassem o formato, apostando no YouTube e em uso de mais recursos, como multicâmeras e mesa de som para gravar com boa qualidade audiovisual.
Atualmente, o recorde mundial de público das lives no YouTube é de Marília Mendonça, que conseguiu atingir o pico de 3,2 milhões de espectadores em tempo real para a sua transmissão ao vivo. A dupla Jorge e Mateus vem logo em seguida, com ápice de 3,1 milhões.
O evento ‘One World: Together at Home’, do Global Citizen em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), foi assistido por um público maior, disperso em várias plataformas, como emissoras de TV aberta e fechada e plataformas virtuais.